SindusCon-SP e Eletrobras lançam site Normalização para Eficiência em Edificações

SindusCon-SP e Eletrobras lançam site Normalização para Eficiência em Edificações

29/08/2022

Vanessa

Ação faz parte de convênio firmado entre as partes

O SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente (Comasp), e a Eletrobras – Centrais Elétricas Brasileiras S.A., no âmbito do Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica realizaram o lançamento do site de Normalização para Eficiência em Edificações no dia 13 de julho.

De acordo com o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, o site será uma ferramenta fantástica para todo o setor da construção, pois nele estarão disponíveis as informações sobre normalização e as ações do Grupo de Eficiência Energética em Edificações. “Trata-se, portanto, de uma importante contribuição à construção sustentável e à preservação do meio ambiente em nosso setor”.

O vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto reforçou que o site é mais um produto pioneiro da parceria entre SindusCon-SP e Eletrobras. “O website facilitará o acompanhamento e a participação dos interessados nas ações de normalização e centralizará todas as documentações sobre o tema, dando ainda mais transparência aos trabalhos”, disse.

“Temos um longo histórico de participação dos comitês voltados para eficiência energética. O ABNT/CB002 – Comitê Brasileiro da Construção Civil –  é uma atuação mais recente, mas muito longeva. Estamos conseguindo evoluir em frentes abertas muito importantes para o setor”, afirmou Marcel da Costa Siqueira, gerente do Programa Nacional de Conservação de Energia e Eficiência Energética da Eletrobras.

Convênio

Elisete Cunha, arquiteta e urbanista na Eletrobras Procel, informou que o objetivo do convênio entre Eletrobras/Procel e SindusCon-SP é criar um grupo de estudo permanente para a elaboração e atualização de normas técnicas relacionadas à eficiência energética em edificações, junto ao ABNT/CB-002, seguindo como diretriz o fortalecimento do arcabouço normativo nacional.

“A primeira parte do trabalho foi a operacionalização deste grupo. Hoje estamos justamente em sua segunda parte com o importante lançamento do site como uma plataforma digital de disseminação. Na sequência, será elaborado um plano de negócios 2022-2027 do grupo de eficiência energética em edificações no âmbito do ABNT-CB002 para continuidade dos trabalhos do GT”, informou Elisete.

A Plataforma

De acordo com Greici Ramos, secretária nas Comissões de Estudos de Iluminação Natural e Eficiência Energética, o site irá divulgar as informações sobre normalização, ações do Grupo de Eficiência Energética em Edificações, facilitar o acompanhamento e participação nas ações de normalização e centralizar documentações sobre o tema.

Voltado para Incorporadores, Construtores, Projetistas, Pesquisadores, Professores, Alunos, Gestores públicos, Certificadores, Instaladores e Comitês de normas ABNT, a plataforma apresenta na página inicial seus objetivos, seus projetos, seus eventos e publicações. O usuário pode também se inscrever na Newsletter, para acompanhar todas as atualizações periódicas em seu email.

Dentro do site, cada Comissão de Estudo exibe os profissionais envolvidos, seu surgimento, objetivos e grupos de trabalho. Há ainda faixas para destacar o andamento dos trabalhos das comissões, com o cronograma das normas estudadas. Ainda pode-se encontrar nesta área tutoriais para o usuário se inscrever nos Grupos de Trabalho das Comissões.

Em relação aos Grupos de Trabalhos, cada um possui uma página dedicada para exibir suas funções como: Mensagens, Eventos, Membros e Documentos. Eles são vinculados com as Comissões de Estudo ou Projetos. Vale ressaltar que para um usuário fazer parte de um Grupo, seu administrador precisa convidá-lo.

Os interessados em se tornar usuários devem criar um perfil de acesso no site para poder se inscreverem nos Grupos de Trabalho, e assim interagir com os demais participantes. Outro benefício da plataforma é o calendário para exibir eventos e reuniões.

Grupo de Estudos Permanente

Roberto Lamberts, professor do Departamento de Engenharia Civil e do LabEEE da UFSC, apresentou as ações realizadas e em andamento do Grupo de Estudos Permanente para a elaboração e atualização de normas técnicas relacionadas à eficiência energética em edificação.

Em relação à adoção de normas internacionais, o professor usou o exemplo europeu da Energy Performance of Buildings Directive (EPBD). Instrumento legislativo da União Europeia para promover a eficiência energética nas edificações, o conjunto de normas de desempenho das edificações e sistemas já possui 50 publicações e outras em elaboração.

Dentro do plano de trabalho da Comissão de Estudos de Eficiência Energética estão a revisão de normas existentes: NBR 15.220:2005 Desempenho Térmico de Edificações; e, a adoção de normas internacionais envolvendo a Família ISO 52000: Desempenho Energético das Edificações com o ISO/TC 163: Thermal performance and energy use in the built environment; e, ISO/TC 205: Building environment design.

Em relação aos Grupos de Trabalho (GT), Lamberts pontuou os que estão em atividades: Zoneamento, Vidros + Esquadrias, Umidade, HVAC, Elevadores e Absortância.

Comissão de Estudos de Iluminação Natural

Roberta Souza, Dra. em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, detalhou o andamento das partes da NBR 15.215 Iluminação natural. A parte 2 – Procedimentos de cálculo para a estimativa da disponibilidade de luz natural e para a distribuição espacial da luz natural já está com a consulta nacional encerrada e foi publicada em maio.

Enquanto isso, ainda estão em discussão nas Comissões de Estudos, a Parte 3: Procedimento de cálculo para a determinação da iluminação natural em ambientes internos e a Parte 4: experimental das condições de iluminação interna de edificações – Método de medição.

ABNT CB002 e COBRACON

A moderadora do evento foi Lilian Sarrouf, superintendente do ABNT CB002, ressaltou a importância da plataforma para potencializar os trabalhos das Comissões de Estudo da ABNT e ajudar na implementação das normas. A Associação de Apoio À Normalização da Construção Civil (COBRACON) participa deste projeto e que tem o apoio do CB002 – ABNT Comitê Brasileiro da Construção Civil.

A íntegra do evento está disponível aqui.

Para mais informações sobre o Comasp clique aqui. Para informações ABNT CB002 clique aqui e contato e-mail ABNT/CB002: CB002@sindusconsp.com.br

Para mais informações sobre o Procel clique aqui. Conheça o site aqui: https://normalizacaoee.com.br/

Outras publicações

Curso: Eficiência Energética em Edificações
06.08.25

Curso: Eficiência Energética em Edificações

🎯 Objetivo do Curso O curso tem como objetivo capacitar os participantes nos fundamentos e aplicações práticas relacionados à […]

Saiba mais
Emissões do setor de construção param de aumentar pela primeira vez desde 2020
30.06.25

Emissões do setor de construção param de aumentar pela primeira vez desde 2020

2023 foi o primeiro ano em que o crescimento contínuo da construção de edifícios foi dissociado das emissões […]

Saiba mais
COP 29 não alcança avanços suficientes no financiamento climático
15.01.25

COP 29 não alcança avanços suficientes no financiamento climático

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024, mais conhecida como COP 29, aconteceu de […]

Saiba mais

Receba nossa newsletter

Receba informações sobre todos os projetos da Plataforma, as Comissões de Estudo, novidades, notícias e muito mais!

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o uso de cookies e a transferência de suas informações pessoais . *

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Ok