Laboratório de hidrogênio verde da UFSC ganha prêmio nacional de construção civil

Laboratório de hidrogênio verde da UFSC ganha prêmio nacional de construção civil

30/05/2025

greiciramos

O Laboratório de Hidrogênio Verde do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC (Laboratório Fotovoltaica), localizado no Sapiens Parque,  foi o vencedor da 2ª edição do Prêmio Nelson Firmino na categoria de obras institucionais. A premiação, promovida pela Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (AFEAL) em parceria com o Grupo Contramarco, homenageia projetos inovadores do setor de esquadrias de alumínio.

No Laboratório de Hidrogênio Verde, as esquadrias e os módulos fotovoltaicos geradores de energia integram um mesmo sistema tecnológico, voltado à eficiência energética e ao aproveitamento máximo dos recursos sustentáveis. O projeto da edificação vencedora é assinado pelas arquitetas Clarissa Debiazi Zomer, doutora e egressa do Laboratório Fotovoltaica, e Isadora Pauli Custódio, doutoranda no mesmo laboratório. A coordenação geral do laboratório é do professor Ricardo Rüther, do Departamento de Engenharia Civil da UFSC.

Com o conceito arquitetônico de “energia fotovoltaica multifuncional por toda parte”, o edifício atua como um equipamento de pesquisa, reunindo sistemas fotovoltaicos integrados às fachadas e coberturas. O projeto alia funcionalidade, inovação tecnológica e eficiência energética, permitindo que o edifício opere de forma autossuficiente na produção de energia elétrica e hidrogênio verde.

Entre suas soluções sustentáveis, estão o uso de ventilação e iluminação natural, captação e reutilização da água da chuva, iluminação zenital e materiais regionais para a racionalização de custos.
O Prêmio Nelson Firmino tem periodicidade bienal e tem como objetivo destacar projetos inovadores no setor de esquadrias de alumínio, envolvendo toda a cadeia produtiva da construção civil, desde fabricantes a instituições de ensino. A premiação é uma homenagem ao engenheiro Nelson Firmino, referência no setor, e reconhece iniciativas que aliam inovação, técnica e sustentabilidade na construção.

Parceria institucional

Foto: Mateus Mendonça/Agecom/UFSC

De acordo com Geraldo Fornasa, diretor presidente da ESAF, empresa catarinense parceira que projetou e instalou toda a cobertura, aberturas e fachadas do prédio vencedor, este “é o Oscar das esquadrias”. As esquadrias premiadas destacam a atuação de uma fabricante catarinense no desenvolvimento de soluções de alto desempenho e aplicabilidade na arquitetura institucional.

No prédio do Laboratório de Hidrogênio Verde, as placas fotovoltaicas são, ao mesmo tempo, o telhado, a fachada, os brises e a fonte de energia elétrica para tornar o prédio 100% solar. O prédio premiado foi concebido a partir de uma parceria entre o Laboratório Fotovoltaica/UFSC, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência do governo alemão voltada ao desenvolvimento sustentável.

Além do apoio da GIZ, a construção recebeu financiamento da BYD Energy do Brasil, em programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do projeto Um revestimento, múltiplas funções: Análise de desempenho e degradação de células fotovoltaicas encapsuladas e interconectadas em série integradas à edificação civil (BIPV), e da SHELL Brasil por meio do programa de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), com o projeto Melhoria da eficiência energética solar, ambos firmados com a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC).  “Ficamos muito honrados de participar dessa premiação ao lado dos nossos parceiros da UFSC. Esse reconhecimento ressalta o alto nível de inovação de um projeto multidisciplinar nas áreas de eficiência energética, além de reforçar o compromisso da BYD com a sustentabilidade”, diz o gerente de P&D da BYD do Brasil, Rodrigo Garcia.

 

Reportagem publicada por: Notícias da UFSC 
Publicado em 23/04/2025 
https://noticias.ufsc.br/2025/04/laboratorio-de-hidrogenio-verde-da-ufsc-ganha-premio-nacional-de-construcao-civil/

Outras publicações

Temperaturas mais altas demandam adaptações em edifícios
18.06.25

Temperaturas mais altas demandam adaptações em edifícios

Enrico Di Gregorio, da Revista Pesquisa FAPESP Durante os escaldantes verões dos últimos anos, os britânicos mal conseguiram […]

Saiba mais
MME quer ouvir a sociedade sobre índices de eficiência energética nas edificações
23.05.25

MME quer ouvir a sociedade sobre índices de eficiência energética nas edificações

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu, nesta quinta-feira (22/05), consulta pública sobre a regulamentação que define […]

Saiba mais
COP 29 não alcança avanços suficientes no financiamento climático
15.01.25

COP 29 não alcança avanços suficientes no financiamento climático

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024, mais conhecida como COP 29, aconteceu de […]

Saiba mais

Receba nossa newsletter

Receba informações sobre todos os projetos da Plataforma, as Comissões de Estudo, novidades, notícias e muito mais!

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o uso de cookies e a transferência de suas informações pessoais . *

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Ok