Eficiência Energética nas Edificações: Diretrizes Globais e Avanços no Brasil
As edificações desempenham um papel crucial na luta contra o aquecimento global. Além de abrigar e proteger as […]
Saiba maisDivulgação da publicação da norma ABNT NBR 15215-4:2023 Iluminação natural Parte 4: Verificação experimental das condições de iluminação natural interna.
14/09/2023
greiciramos
No dia 12 de julho foi publicada a revisão da ABNT NBR 15215-4:2023 Iluminação natural Parte 4: Verificação experimental das condições de iluminação natural interna. A revisão desta norma faz parte das atividades do Grupo de Estudos Permanente para eficiência energética em edificações.
A ABNT NBR 15215-4 apresenta métodos relativos à verificação experimental (monitoramento) no ambiente construído com ferramentas consideradas atuais e apropriadas, podendo estas serem utilizadas em diversas situações, como avaliações de desempenho e avaliações pós-ocupação. As ferramentas e técnicas listadas são de natureza quantitativas e qualitativas, como medições e monitoramentos físicos e métodos subjetivos e interativos separados em estímulos visuais e não visuais.
A nova versão da norma traz um roteiro com os pontos a serem seguidos em cada uma das etapas de uma medição em campo. A figura abaixo ilustra as etapas que fazem parte de um processo de monitoramento, iniciando na definição do objetivo até o momento do tratamento dos dados e a retroalimentação gerada pela experiência do profissional.
Ao abordar os tipos de medição a norma apresenta as vantagens e desvantagens de cada uma das abordagens para que o profissional possa definir qual método melhor se aplica ao objetivo do estudo e contexto da medição. Nos anexos a norma também traz os cuidados necessários em pesquisas com os usuários do ambiente avaliado, tanto para a verificação das atividades realizadas no espaço, uso dos sistemas e satisfação.
Outra novidade está na abordagem dos efeitos não visuais da luz natural, abordando a medição e cálculo das variáveis associadas ao potencial circadiano. O cálculo e métricas do potencial circadiano serão abordados na parte 3 da norma.
Este texto faz parte do conjunto de normas que trata da iluminação natural e está em revisão na Comissão de Estudos de Iluminação Natural do Comitê Brasileiro de Construção Civil (CE 02 135 007). A norma NBR 15215-2 Iluminação natural Parte 2 – Procedimentos de cálculo para a estimativa da disponibilidade de luz natural e para a distribuição espacial da luz natural já foi atualizada e publicada em junho de 2022.
Escrito por Greici Ramos publicado em 14 de setembro de 2023.
As edificações desempenham um papel crucial na luta contra o aquecimento global. Além de abrigar e proteger as […]
Saiba maisFruto de Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre o Cepel e o Programa Nacional de Conservação de Energia […]
Saiba maisEvento híbrido e gratuito será das 8h30 às 11h30 O SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente […]
Saiba mais