SindusCon-SP e Eletrobras lançam site Normalização para Eficiência em Edificações

SindusCon-SP e Eletrobras lançam site Normalização para Eficiência em Edificações

29/08/2022

Vanessa

Ação faz parte de convênio firmado entre as partes

O SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente (Comasp), e a Eletrobras – Centrais Elétricas Brasileiras S.A., no âmbito do Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica realizaram o lançamento do site de Normalização para Eficiência em Edificações no dia 13 de julho.

De acordo com o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, o site será uma ferramenta fantástica para todo o setor da construção, pois nele estarão disponíveis as informações sobre normalização e as ações do Grupo de Eficiência Energética em Edificações. “Trata-se, portanto, de uma importante contribuição à construção sustentável e à preservação do meio ambiente em nosso setor”.

O vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto reforçou que o site é mais um produto pioneiro da parceria entre SindusCon-SP e Eletrobras. “O website facilitará o acompanhamento e a participação dos interessados nas ações de normalização e centralizará todas as documentações sobre o tema, dando ainda mais transparência aos trabalhos”, disse.

“Temos um longo histórico de participação dos comitês voltados para eficiência energética. O ABNT/CB002 – Comitê Brasileiro da Construção Civil –  é uma atuação mais recente, mas muito longeva. Estamos conseguindo evoluir em frentes abertas muito importantes para o setor”, afirmou Marcel da Costa Siqueira, gerente do Programa Nacional de Conservação de Energia e Eficiência Energética da Eletrobras.

Convênio

Elisete Cunha, arquiteta e urbanista na Eletrobras Procel, informou que o objetivo do convênio entre Eletrobras/Procel e SindusCon-SP é criar um grupo de estudo permanente para a elaboração e atualização de normas técnicas relacionadas à eficiência energética em edificações, junto ao ABNT/CB-002, seguindo como diretriz o fortalecimento do arcabouço normativo nacional.

“A primeira parte do trabalho foi a operacionalização deste grupo. Hoje estamos justamente em sua segunda parte com o importante lançamento do site como uma plataforma digital de disseminação. Na sequência, será elaborado um plano de negócios 2022-2027 do grupo de eficiência energética em edificações no âmbito do ABNT-CB002 para continuidade dos trabalhos do GT”, informou Elisete.

A Plataforma

De acordo com Greici Ramos, secretária nas Comissões de Estudos de Iluminação Natural e Eficiência Energética, o site irá divulgar as informações sobre normalização, ações do Grupo de Eficiência Energética em Edificações, facilitar o acompanhamento e participação nas ações de normalização e centralizar documentações sobre o tema.

Voltado para Incorporadores, Construtores, Projetistas, Pesquisadores, Professores, Alunos, Gestores públicos, Certificadores, Instaladores e Comitês de normas ABNT, a plataforma apresenta na página inicial seus objetivos, seus projetos, seus eventos e publicações. O usuário pode também se inscrever na Newsletter, para acompanhar todas as atualizações periódicas em seu email.

Dentro do site, cada Comissão de Estudo exibe os profissionais envolvidos, seu surgimento, objetivos e grupos de trabalho. Há ainda faixas para destacar o andamento dos trabalhos das comissões, com o cronograma das normas estudadas. Ainda pode-se encontrar nesta área tutoriais para o usuário se inscrever nos Grupos de Trabalho das Comissões.

Em relação aos Grupos de Trabalhos, cada um possui uma página dedicada para exibir suas funções como: Mensagens, Eventos, Membros e Documentos. Eles são vinculados com as Comissões de Estudo ou Projetos. Vale ressaltar que para um usuário fazer parte de um Grupo, seu administrador precisa convidá-lo.

Os interessados em se tornar usuários devem criar um perfil de acesso no site para poder se inscreverem nos Grupos de Trabalho, e assim interagir com os demais participantes. Outro benefício da plataforma é o calendário para exibir eventos e reuniões.

Grupo de Estudos Permanente

Roberto Lamberts, professor do Departamento de Engenharia Civil e do LabEEE da UFSC, apresentou as ações realizadas e em andamento do Grupo de Estudos Permanente para a elaboração e atualização de normas técnicas relacionadas à eficiência energética em edificação.

Em relação à adoção de normas internacionais, o professor usou o exemplo europeu da Energy Performance of Buildings Directive (EPBD). Instrumento legislativo da União Europeia para promover a eficiência energética nas edificações, o conjunto de normas de desempenho das edificações e sistemas já possui 50 publicações e outras em elaboração.

Dentro do plano de trabalho da Comissão de Estudos de Eficiência Energética estão a revisão de normas existentes: NBR 15.220:2005 Desempenho Térmico de Edificações; e, a adoção de normas internacionais envolvendo a Família ISO 52000: Desempenho Energético das Edificações com o ISO/TC 163: Thermal performance and energy use in the built environment; e, ISO/TC 205: Building environment design.

Em relação aos Grupos de Trabalho (GT), Lamberts pontuou os que estão em atividades: Zoneamento, Vidros + Esquadrias, Umidade, HVAC, Elevadores e Absortância.

Comissão de Estudos de Iluminação Natural

Roberta Souza, Dra. em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, detalhou o andamento das partes da NBR 15.215 Iluminação natural. A parte 2 – Procedimentos de cálculo para a estimativa da disponibilidade de luz natural e para a distribuição espacial da luz natural já está com a consulta nacional encerrada e foi publicada em maio.

Enquanto isso, ainda estão em discussão nas Comissões de Estudos, a Parte 3: Procedimento de cálculo para a determinação da iluminação natural em ambientes internos e a Parte 4: experimental das condições de iluminação interna de edificações – Método de medição.

ABNT CB002 e COBRACON

A moderadora do evento foi Lilian Sarrouf, superintendente do ABNT CB002, ressaltou a importância da plataforma para potencializar os trabalhos das Comissões de Estudo da ABNT e ajudar na implementação das normas. A Associação de Apoio À Normalização da Construção Civil (COBRACON) participa deste projeto e que tem o apoio do CB002 – ABNT Comitê Brasileiro da Construção Civil.

A íntegra do evento está disponível aqui.

Para mais informações sobre o Comasp clique aqui. Para informações ABNT CB002 clique aqui e contato e-mail ABNT/CB002: CB002@sindusconsp.com.br

Para mais informações sobre o Procel clique aqui. Conheça o site aqui: https://normalizacaoee.com.br/

Outras publicações

SindusCon-SP lançará a Nova Versão da CECarbon em 21 de maio
29.04.24

SindusCon-SP lançará a Nova Versão da CECarbon em 21 de maio

Evento híbrido e gratuito será das 8h30 às 11h30 O SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente […]

Saiba mais
Norma em consulta nacional: projeto de revisão da NBR 15220-1
01.04.24

Norma em consulta nacional: projeto de revisão da NBR 15220-1

O projeto de revisão da norma NBR 15220-1, último trecho da norma ABNT NBR 15220 a entrar em […]

Saiba mais
Projetos de norma em consulta nacional: NBR ISO 13789 e NBR 15215-1
27.12.23

Projetos de norma em consulta nacional: NBR ISO 13789 e NBR 15215-1

Continuando as atividades das Comissões de Estudos de Iluminação Natural (CE 002:135-002) e de Eficiência Energética e Desempenho […]

Saiba mais

Receba nossa newsletter

Receba informações sobre todos os projetos da Plataforma, as Comissões de Estudo, novidades, notícias e muito mais!

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o uso de cookies e a transferência de suas informações pessoais . *

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Ok