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Saiba mais29/02/2024
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O projeto EnergIF, liderado pelo Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em colaboração com o Ministério da Educação (MEC) e a
ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A), acaba de lançar sete cadernos temáticos sobre eficiência energética e energias renováveis destinados a professores e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os materiais são gratuitos e estão disponíveis para download no site do projeto.
Integrante do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação (EnergIFE), o projeto EnergIF vem atuando na capacitação de docentes e qualificação de laboratórios dos institutos federais, com o objetivo de promover a eficiência energética em instituições de ensino público no Brasil. O projeto é coordenado pelo professor James Silveira, do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica do Câmpus Florianópolis, e conta com a participação de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes do IFSC e de outras instituições federais de ensino.
A produção e difusão dos materiais didáticos faz parte do esforço de impactar as instituições da Rede Federal nas questões relacionadas à gestão local do consumo de energia, melhorando o desempenho energético das instituições e reduzindo desperdícios. Para esta edição, uma chamada pública lançada em 2022 selecionou professores da Rede interessados em participar da elaboração e revisão técnica dos cadernos, divididos em sete eixos temáticos: Eficiência Energética em Edificações; Eficiência Energética na Indústria; Energia Fotovoltaica; Energia Eólica; Biogás/Biometano; Biocombustíveis; e Eletromobilidade.
Os cadernos sobre Eficiência Energética e Mobilidade Elétrica foram produzidos por professores do Câmpus Florianópolis. Estudantes bolsistas atuaram em áreas como diagramação e construção da página do projeto.
“A intenção do EnergIF para com esse material didático, é fornecer para docentes e discentes da Rede Federal um suporte tanto ao professor, em suas atividades de sala de aula, como aos estudantes de níveis diversos de ensino, como ferramenta pedagógica, a fim de promover o aprimoramento profissional e buscar a otimização dos recursos naturais visando à questão sustentável”, afirma a equipe do projeto na apresentação dos cadernos.
De acordo com os organizadores, o objetivo foi produzir um material acessível e democrático que estará aberto a atualizações constantes. Professores e pesquisadores que atuam nas áreas de eficiência energética e energias renováveis podem entrar em contato com o EnergIF para eventuais contribuições e também para atuação em futuras edições, pelo e-mail: comunicacao.energif.fln@ifsc.edu.br
Outra linha de ação do EnergIF, ligada aos materiais didáticos, é a capacitação de professores da Rede Federal na área de eficiência energética na indústria e nas edificações. Já foram realizadas capacitações com professores das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. A meta é que 200 docentes participem dessas capacitações e utilizem os cadernos em cursos do projeto e nas suas instituições de ensino.
Reportagem publicada em: IFSC – Notícias
Escrito por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC
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